Piwik PRO vs Matomo (Piwik): As Principais Diferenças Explicadas

Publicados: May 15, 2019 Atualizada: August 27, 2019 Autor Categoria Analytics

O Piwik PRO e o Matomo (antigo Piwik) têm uma história compartilhada. Alguns de nossos funcionários contribuíram com código para o projeto Piwik de código aberto. No início, o Piwik PRO oferecia suporte de nível corporativo e recursos premium além de dos fundamentos de um software livre. No entanto, em 2016, nossos caminhos divergiram. Somos agora duas organizações separadas, cada uma com seus próprios planos e princípios norteadores.

Percebemos que, embora para nós isso pareça óbvio, talvez não seja do ponto de vista de um terceiro.

É por isso que, com este artigo, gostaríamos de explicar o melhor possível as diferenças entre nós e o Matomo (antigo Piwik) – tanto como empresas quanto como produtos.

Piwik PRO vs Matomo (Piwik) – qual a diferença?

O Piwik PRO foi criado em 2013 e desde então vem fornecendo uma plataforma de nível corporativo, juntamente com suporte para clientes corporativos e organizações governamentais. A empresa tem mais de 100 funcionários em várias equipes baseadas na União Europeia e nos Estados Unidos, dedicadas ao sucesso do cliente, suporte técnico, desenvolvimento de produtos, marketing e vendas.

O Piwik PRO é uma empresa irmã da Clearcode – líder no desenvolvimento de softwares para MarTech e AdTech.

2018 foi muito emocionante para nós. No ano passado, entre outras coisas, fomos reconhecidos como a 20ª empresa de tecnologia de crescimento mais rápido na Europa Central no ranking “Deloitte Technology Fast 50” e certificados pela norma ISO 27001. Aqui você pode ler nosso resumo anual:
Piwik PRO 2018 Year in Review

Matomo (fundado em 2007), por outro lado, é um projeto de código aberto. Anteriormente, até janeiro de 2018, era conhecido como “Piwik” quando foi renomeado. Veja nosso artigo oficial no blog explicando o que a mudança de nome significa para o Piwik PRO.

A equipe consiste em uma dúzia de colaboradores em tempo parcial e uma equipe principal ainda menor trabalhando no desenvolvimento do produto. As mesmas pessoas que estão por trás do Matomo são também os fundadores da InnoCraft – uma consultoria que fornece plugins e serviços premium para o Matomo, bem como um serviço de nuvem para a versão hospedada do software. A InnoCraft tem aproximadamente cinco membros na equipe (de acordo com o LinkedIn), a maioria baseada na Nova Zelândia. Nos últimos meses, ambas as empresas foram fundidas em uma e agora aparecem sob o mesmo nome (Matomo).

O Piwik PRO usa uma bifurcação do software de código aberto Piwik (da mesma forma que o RedHat usa o kernel do Linux e várias ferramentas de código aberto), mas integramos perfeitamente uma parte do Piwik de código aberto em nossa plataforma proprietária via APIs. Além disso, o Piwik PRO controla todas as alterações no código usado em seu Analytics Suite e, desde 2016, mantém e desenvolve sua própria versão do “Piwik” juntamente com os módulos proprietários do Analytics Suite.

Esperamos que isso explique o relacionamento comercial entre as empresas. Agora vamos cobrir as funcionalidades de cada ferramenta.

Piwik PRO vs. Matomo (antigo Piwik): Como os produtos se comparam?

Em nossa opinião, as diferenças no tamanho e escala das atividades do Matomo e do Piwik PRO se traduzem diretamente em seus grupos-alvo e suas características. Abaixo listamos alguns argumentos que justificam nossa opinião.

A gama de tópicos a discutir é muito ampla. É por isso que, para tornar essa missão o mais fácil possível, dividimos em seis partes, cobrindo diferentes aspectos dos produtos:

Vamos direto ao assunto!

Piwik PRO vs Matomo: As diferenças mais importantes

A primeira diferença importante é o número de produtos fornecidos por cada empresa.

Com o Piwik PRO, você terá um pacote de Analytics totalmente integrado, composta por 5 produtos:

Os módulos podem ser adquiridos separadamente ou em conjunto. Isso significa que o Piwik PRO Analytics Suite oferece amplas possibilidades para coletar e ativar dados. Além de análises padrões, também é possível:

  • realizar a integração de dados em ferramentas e plataformas de marketing, vendas e sucesso do cliente
  • criar visualizações de um único cliente
  • mapear a jornada do cliente
  • criar públicos
  • ativar dados coletados por meio de retargeting no local e campanhas pagas

Todos os recursos respeitam a privacidade do visitante, regulamentos de proteção de dados (incluindo LGPD e GDPR) e políticas internas de segurança de dados.

Se você quiser saber como nossos produtos funcionam juntos para fornecer um valor tangível, não deixe de conferir este post:
4 Sound Reasons to Choose a Digital Marketing Platform (+Use Cases)

Matomo é um sistema de análise e gestão de tags.

Desempenho e confiabilidade

Agora, vamos abordar o desempenho e a confiabilidade de cada plataforma.

O back-end do Piwik PRO agora é acionado pelo ClickHouse, um sistema de gerenciamento de banco de dados orientado por colunas, que pode gerar relatórios em tempo real e processar instantaneamente cada consulta. Equipado com um novo motor, o módulo:

  • reduziu significativamente o tempo de pré-computação necessário para processar dados (você pode ler sobre isso aqui)
  • tornou nossa análise mais escalável e eficiente (em particular, sendo capaz de lidar com mais de 1 bilhão de eventos por mês)
  • melhorou a usabilidade geral do nosso produto (a interface do usuário agora inclui um simples editor de arrastar e soltar, permitindo que você misture e combine métricas, dimensões e eventos para criar e filtrar relatórios)
  • aumentou a variedade de métodos de visualização de dados (incluindo tabelas aninhadas e vários tipos de gráficos de linhas e barras)

Tudo isso nos permitiu libertar a nós mesmos (e aos nossos clientes!) de algumas limitações de relatórios de nossa ferramenta padrão de análise web.

Um exemplo de visualização da interface do usuário no Piwik PRO Custom Reports

O Matomo, por outro lado, devido à sua arquitetura orientada por linhas, precisa de algum tempo adicional para processar os dados e gerar os relatórios.

Essas diferenças no desempenho têm um impacto direto na eficiência do seu próprio trabalho. Particularmente quando você decide…

Construir segmentos

Para testar as diferenças, criamos contas de avaliação no Piwik PRO Cloud e no Matomo Cloud.

Implementamos as duas ferramentas em um site para comparar seu desempenho no mesmo ambiente.

Primeiro, usamos as duas plataformas para criar um segmento de usuários móveis. O escopo de dados foi um único dia (03/12/2018) e aproximadamente 2.400 visitas. Começamos a criar relatórios às 10h. Toda a operação nos levou cerca de 10 minutos.

No caso do Piwik PRO, os dados estavam disponíveis após alguns segundos

Quanto ao Matomo, em vez de dados, encontramos a seguinte mensagem:

Esses relatórios não têm dados, porque o segmento que você solicitou ainda não foi processado pelo sistema. Os dados deste segmento devem estar disponíveis em algumas horas quando o processamento for concluído.

Crie relatórios personalizados

No segundo teste, usamos as ferramentas para criar um relatório personalizado mostrando as visitas segmentadas por fontes de tráfego e filtradas por usuários de smartphones. O teste foi realizado ao mesmo tempo que o anterior.

No Piwik PRO, o relatório foi gerado quase que imediatamente:

E no Matomo, tivemos que esperar que os dados fossem processados:

Ambos os relatórios do Matomo ficaram prontos por volta das 17h.

Os relatórios personalizados do Matomo são um plugin pago com base no mesmo sistema de gerenciamento de banco de dados e interface do usuário do Matomo Analytics. No Piwik PRO, por outro lado, os relatórios personalizados são um recurso de análise padrão. Você pode encontrá-los na barra de navegação, juntamente com outras funcionalidades.

Conclusão: Em nossa opinião, a velocidade com que os relatórios são criados é uma das principais diferenças entre os produtos. Com o Matomo, você precisa esperar bastante tempo antes que os dados de análise cheguem ao banco de dados. O Piwik PRO permite acessar os dados no local. Isso significa que não há mais problemas relacionados ao arquivamento, uma vez que os dados estão disponíveis na hora.

Velocidade da criação de relatórios
Matomo Cloud Piwik PRO Custom Reports
Até algumas horas* Até alguns segundos

*Em nosso teste, o tempo de geração de relatórios foi de cerca de 7 horas.

Flexibilidade e personalização de relatórios

Com o Piwik PRO, você pode personalizar quase todos os relatórios, seja um relatório padrão, um painel ou um widget. Adicionar, remover e editar métricas, dimensões, colunas ou até mesmo gráficos inteiros leva apenas alguns cliques.

Primeiramente, cada relatório tem um botão “Personalizar” como uma maneira prática de aplicar as alterações.

Botão “Personalizar” para ajustar o seu relatório
A visão do assistente que se abre, onde você pode personalizar seu relatório com uma interface de “arrastar e soltar”

Em seguida, você pode personalizar facilmente seus relatórios filtrando o tráfego ou apenas usando a segmentação. Os filtros e os segmentos ficarão visíveis toda vez que você usar esse relatório, para que você não precise configurá-los novamente.

O mais importante é que você pode adaptar qualquer relatório padrão às suas próprias preferências. Adicione ou remova os KPIs de acordo com o seu caso de negócios e altere o relatório a qualquer momento.

Além disso, você pode alterar o intervalo de tempo para o qual os dados são agrupados em cada gráfico. Isso é crucial para descobrir a sazonalidade e detectar tendências em períodos de tempo prolongados, como semanas, meses, trimestres ou anos.

Visualização do agrupamento de dados no Analytics

Nada disso pode ser alcançado com o Matomo, pois a ferramenta não oferece a capacidade de personalizar relatórios padrão ou agrupar os dados apresentados nos gráficos. Além disso, 80% dos relatórios padrão estão sem recursos ou gráficos de visualização de dados.

Isso pode torná-los menos acionáveis e visualmente menos atraentes.

Visualização de dados e comparação

Com o Piwik PRO você pode comparar livremente diferentes conjuntos de valores. Esse recurso é especialmente útil na análise de dados comportamentais. Ele mostra claramente as diferenças entre os segmentos de visitantes, por exemplo:

  • Pessoas de localidades específicas
  • Usuários de vários grupos etários
  • Visitantes em etapas específicas da jornada do cliente

A ferramenta também se presta a examinar o desempenho de certos segmentos em diferentes períodos de tempo, por exemplo, taxas de conversão ano a ano, tráfego de SEO mês a mês, etc.

No Piwik PRO, você pode comparar esses dados em um gráfico informativo que é fácil de interpretar:

Comparação de períodos de tempo no Piwik PRO

Além disso, você pode justapor o valor de seus KPIs para os períodos de tempo determinados e ver a diferença em porcentagens.

Visão de um relatório usando o recurso de comparação para diferentes períodos de tempo

Além disso, você pode até comparar diretamente segmentos de cada relatório. Por exemplo, você pode visualizar um segmento para usuários móveis e, ao mesmo tempo, um segmento para usuários de computadores. Dessa forma, o relatório é dividido em duas seções, permitindo contrastar dados para esses dois segmentos.

Comparação de segmentos de desktop e dispositivos móveis usando o Piwik PRO integrado ao Google Search Console

Você não poderá fazer nada disso no Matomo, já que ele não permite comparar dados de períodos ou segmentos diferentes (sem mencionar a comparação de segmentos ao longo do tempo).

Uma visão geral rápida:

Matomo Piwik PRO
Personalização de relatórios padrão x
Agrupamento de dados apresentado em gráficos x
Comparação de períodos de tempo x
Comparação de segmentos x

Painéis customizáveis

Em seguida, vamos discutir os recursos dos painéis.

Como já mencionamos, você pode personalizar quase todos os elementos dos painéis do Piwik PRO. Basta adicionar ou remover fragmentos e partes da análise conforme necessário.

Em vez de usar modelos prontos, você pode:

  • alterar o tamanho e as dimensões de cada widget no painel de acordo com suas necessidades – não é necessário manter um layout de 2, 3 ou 4 colunas
  • misturar widgets no seu painel na ordem que desejar
Exemplo de painél com layout flexível

Os painéis do Matomo não oferecem essa flexibilidade. Você só pode escolher entre alguns modelos de layout de painel disponíveis.

Você não pode adicionar métricas e dimensões desejadas, e o painel só pode consistir em widgets pré-criados. Além disso, seu tamanho e dimensões são fixos.

Widgets de KPIs e métricas individuais

Agora vamos discutir os elementos do painel de controle com mais detalhes.

No Piwik PRO você pode usar métricas individuais como widgets separados. Dessa forma, você pode destacar melhor os dados que são cruciais para sua empresa e criar um painel inteiro usando apenas os KPIs e métricas selecionados:

Exemplo de widget customizável no Piwik PRO

Além disso, no Piwik PRO, cada widget de métrica pode ser expandido com uma linha temporal/de tendência que visualiza as alterações do KPI ao longo do tempo.

Nos painéis do Matomo, você só pode usar um conjunto de métricas agrupadas. Isso significa, por exemplo, que, se você deseja criar um widget com dados relacionados ao visitante, ele deve conter todas as métricas relativas a esse assunto. Não há como criar painéis usando métricas e KPIs individuais.

Widget do Matomo agrupando todos os KPIs

Além disso, as linhas de tendência podem ser adicionadas ao seu painel apenas como parte de um widget que consiste em muitas outras métricas.

Segmentação e filtro de métricas

Outra coisa importante é que, com o Piwik PRO, você pode anexar um filtro ou segmento a cada uma das métricas incluídas no painel.

Além disso, você pode restringir os KPIs exibidos a um determinado público ou filtrar o tráfego para o qual um determinado KPI deve estar visível. Basta anexar um filtro ou segmento a cada métrica e pronto.

Filtros aplicados para criar públicos segmentados para diferentes KPIs
Visão do tráfego com filtro (ex., apenas orgânico dos EUA) dividido por dispositivo, apresentado em um widget

Você não pode fazer essas coisas com o Matomo. Usando suas ferramentas, você só pode aplicar segmentos a um painel inteiro, não a partes individuais, como widgets ou métricas. Isso significa, por exemplo, que seu painel não pode incluir dois widgets com base em dois segmentos diferentes.

Além disso, toda vez que você atualizar o painel, os segmentos desaparecerão e você terá que configurá-los novamente.

Tipos de widgets, gráficos e diagramas

Agora vamos falar sobre os recursos de visualização de dados. No Piwik PRO, você decide como gostaria de apresentar seus dados no painel. Você pode escolher entre três métodos diferentes de visualização de dados: gráfico de linhas, gráfico de barras e gráfico de pizza.

Métodos de visualização de gráficos no Piwik PRO

Além disso, o que é particularmente útil, você pode criar gráficos personalizados para seus painéis usando métricas e dimensões de sua escolha.

Exemplo de um painel criado no Piwik PRO

Além disso, você pode criar tabelas personalizadas usando qualquer composição de métricas e dimensões que desejar.

No Matomo, não há como criar sua própria tabela personalizada e adicioná-la ao painel. Além disso, você não pode escolher se deseja apresentar um dado específico na forma de um gráfico ou diagrama, todas essas coisas já estão pré-configuradas.

Veja uma breve visão geral desta seção:

Matomo Piwik PRO
Painel com layout personalizável x
Widgets customizáveis x
Widget para métricas e KPIs individuais x
Linhas de tendência para KPIs x
Filtro de métricas x
Segmentação de métricas x
Gráficos e diagramas personalizáveis x

Visualização e comparação de dados

Outra questão é a flexibilidade na compilação e apresentação de dados. É essencial que os analistas e profissionais de marketing tenham uma ampla variedade de recursos de visualização para escolher, a fim de exibir os dados de maneira clara e informativa.

No caso do Piwik PRO Web Analytics, você poderá aproveitar os gráficos de linhas, pizza, barras e nuvem.

Quanto ao Piwik PRO Custom Reports, ele fornece dois tipos de gráficos, linhas e colunas, personalizáveis e capazes de criar:

  • Gráficos de coluna agrupados que mostram valores de vários grupos de categorias
  • Gráficos de barras agrupados que permitem comparar valores de várias categorias em várias dimensões
  • Gráficos de barras empilhadas que visualizam a composição do tráfego dependendo do tipo de dispositivo usado pelo usuário, ou seja, colocam todo o relatório personalizado em um único gráfico
  • Gráficos de várias linhas que são especialmente úteis para comparar dados de períodos de tempo e valores específicos ao longo do tempo
Um exemplo de gráfico de várias linhas no Piwik PRO Custom Reports

O Matomo Analytics fornece um conjunto de visualizações que consiste em: tabelas, tabelas aninhadas, gráficos de linhas, gráficos de várias linhas, gráficos de barras, gráficos de pizza e gráficos de nuvens. E com o Matomo Custom Reports, você poderá escolher entre outros tipos de gráficos, como:

  • Tabela: mostra os dados do relatório em uma tabela de dados típica do Matomo (Piwik)
  • Evolução: um gráfico que mostra a evolução das métricas selecionadas ao longo do tempo (também conhecido como gráfico de linhas)
  • Além disso, as visualizações padrão do Matomo analytics

No entanto, em muitos casos, os gráficos precisarão de tempo adicional para pré-cálculo. Isso significa que, se você quiser acessar dados antigos, precisará invalidar os relatórios históricos anteriores para que possam ser reprocessados a partir dos registros.

Sabemos que é muita informação para digerir de uma só vez. Então, esta tabela comparativa pode ajudar:

Matomo Analytics Matomo Custom Reports Plugin Piwik PRO Analytics Suite
Tabelas
Tabelas aninhadas x x
Gráficos de linhas
Gráficos de várias linhas
Gráficos de barras
Gráficos de pizza
Gráfico de nuvem x
Gráficos de colunas agrupadas x x
Gráficos de barras agrupadas x x
Gráficos de barras empilhadas x x
Modelos de gráficos personalizáveis x x

Rastreamento e relatórios de fontes de tráfego

Uma das funcionalidades mais importantes da análise, do ponto de vista do profissional de marketing, é a geração de relatórios sobre origens de tráfego.

No Matomo, existe um plugin aberto chamado Marketing Campaigns Reporting. Ele permite que você veja os seguintes dados:

O importante é que a dimensão mais relevante para relatórios de tráfego (source/medium) está disponível apenas em relatórios de campanha. Isso significa que você não poderá usá-lo em relatórios sobre o tráfego de determinados navegadores ou websites, que também é importante para examinar suas origens de tráfego.

No Piwik PRO Custom Reports, por outro lado, você pode criar um relatório com seu próprio conjunto de métricas e dimensões, portanto, adicionar uma dimensão de source/medium aos relatórios mencionados acima (ou a praticamente qualquer outro relatório) não será um problema:

Um exemplo de visualização do editor de relatórios no Piwik PRO Custom Reports

Também é bastante útil: o relatório pode ser enriquecido com um gráfico de várias linhas mostrando a eficácia das origens de tráfego ao longo do tempo. Graças ao fato de que a tabela pode ser aninhada, a informação é fácil de organizar de forma amigável.

Um exemplo de relatório de fontes de tráfego no Piwik PRO Custom Reports

Por exemplo, se você clicar na dimensão Campaign, você verá os seguintes dados:

E, como mencionamos anteriormente, as métricas e dimensões visíveis no relatório podem corresponder às suas preferências pessoais.

Relatórios e métricas de desempenho de websites

Outro aspecto é o número de métricas que permitem medir o desempenho de seu website ou produto em diferentes navegadores, dispositivos, sistemas operacionais e segmentos de usuários. Eles ajudam a otimizar a experiência do cliente detectando problemas técnicos e de desempenho.

Essas informações também permitem otimizar seu site para velocidades de carregamento da página. Você poderá alcançar melhor os usuários de dispositivos móveis e aqueles com conexões mais lentas.

No Piwik PRO, você pode aproveitar os relatórios padrão relacionados ao desempenho ou criar relatórios personalizados com base em métricas dedicadas (há 16 deles para escolher).

Veja uma lista das principais métricas para entender a velocidade de carregamento da página:

  • Tempo até a página carregar
  • Tempo para interagir
  • Tempo até que o DOM esteja pronto
  • Tempo até o primeiro byte (TTFB)
  • Latência

Quanto ao Matomo, agora ele oferece uma métrica relacionada ao desempenho chamada “tempo médio de geração”. No entanto, não apresenta a rapidez com que o site é carregado para diferentes qualidades de conexão ou dispositivos. A métrica refere-se apenas ao tempo de comunicação entre o navegador e o servidor de páginas.

No Piwik PRO, há uma métrica “tempo para interagir” que mostra como os usuários experimentam a velocidade de carregamento do site.

Uma rápida visão geral:

Matomo Piwik PRO
Dimensão source/medium
(Apenas em relatórios padrão de campanhas)

(Disponível em qualquer relatório)
Tempo até a página carregar x
Tempo para interagir x
Tempo até que o DOM esteja pronto x
Tempo até o primeiro byte (TTFB) x
Latência x

Integração com Search Console

Para otimizar o SEO on-site e de conteúdo, profissionais de marketing e especialistas em SEO precisam estar preparados com dados comportamentais e dados fornecidos pelo Search Console.

Com o Piwik PRO, você pode integrar totalmente seu Analytics aos resultados do Google Search Console. Se você decidir conectar o GSC ao Piwik PRO, sua biblioteca de métricas será enriquecida com:

  • Impressões – para palavras-chave pesquisadas no Google
  • Cliques – para palavras-chave
  • CTR – proporção entre impressão e clique para palavras-chave
  • posição média da palavra-chave nos resultados de pesquisa do Google para um determinado período de tempo

Dessa forma, seus dados do Analytics serão aprimorados com pontos de dados adicionais de integração. Você pode aplicar as métricas do Google Search Console a qualquer um de seus painéis e segmentos, nos relatórios personalizados e padrão. Além disso, você pode segmentar cada parte de dados dos relatórios do GSC usando a ampla gama de dimensões disponíveis no Piwik PRO.

Exemplo de um relatório do Piwik PRO com dados do GSC

No Matomo, você encontrará uma integração com o Google Search Console, mas funciona de maneira bem diferente. Você só pode importar dados do GSC para usar como um relatório separado. Como resultado, você vê apenas uma prévia dos dados do GSC exibidos na interface do Matomo.

Além disso, com o Matomo você não pode:

  • combinar métricas do GSC com dimensões e métricas de análise
  • vincular dados de palavras-chave a métricas comportamentais, como bounce rate ou taxa de conversão
  • aplicar segmentos aos relatórios do GSC e aos dados do GSC

Isso significa que você não pode usar os dados do Google Search Console em combinações personalizadas com outras dimensões e métricas de análise.

Veja uma breve visão geral dos recursos relacionados ao GSC:

Matomo Piwik PRO
Integração ao Google Search Console
Segmentação de dados do GSC x
Uso de dados do GSC em outros relatórios x
Combinação de dados comportamentais e de palavras-chave x

Suporte e ANS (SLA)

Sem um conhecimento profundo do produto, você não poderá explorar todo o seu potencial. E sem suporte técnico dedicado, é possível que suas consultas fiquem presas em uma longa fila de tickets pendentes junto a consultas de outros usuários.

Por isso, é crucial que você assine um ANS (acordo de nível de serviço – SLA) com o fornecedor do Analytics. Um ANS garante que a equipe de suporte estará disponível para lidar com todos os problemas e questões dentro de um prazo acordado.

A fim de acelerar a integração de usuários na nova plataforma e evitar possíveis problemas ou mal-entendidos, o Piwik PRO oferece o seguinte para todos os seus clientes:

Programa Premium de Treinamento do Usuário e Sucesso do Cliente – fornece a você um Gerente de Sucesso do Cliente dedicado que o ajudará a definir suas necessidades e traduzi-las em conselhos úteis para o uso da plataforma.

Documentação detalhada – fornece diretrizes detalhadas de infraestrutura para garantir o desempenho ideal do produto no caso de uma instalação local.

Suporte corporativo e integração – ajuda a instalar e configurar sua unidade de web analytics, incluindo um NSA e garantindo que todas as suas necessidades sejam atendidas enquanto você usa o produto. Esse serviço pode ser fornecido no local em cooperação com sua equipe interna.

Coordenador de projetos técnicos dedicado – oferece um primeiro ponto de contato em caso de emergências ou problemas de desempenho de análise web.

Monitoramento e gerenciamento de incidentes 24 horas por dia, 7 dias por semana – monitora o desempenho da plataforma e os processos de coleta de dados em tempo integral, além do gerenciamento de backup.

Quando relevante, esses serviços podem ser fornecidos durante o horário comercial americano e europeu.

Quanto ao Matomo, dependendo do plano (Essential, Business, Enterprise ou versão On-Premise auto-hospedada), você receberá suporte por e-mail, um gerente de conta dedicado ou suporte da comunidade (um fórum).

LGPD e privacidade de dados

A próxima questão importante é a LGPD e suas conseqüências para o processamento de dados.

Orgulhamo-nos do fato de nossa solução ter sido auditada e considerada em conformidade com a LGPD por uma empresa de consultoria global. Nossa plataforma não apenas atende aos padrões de privacidade estabelecidos na LGPD, mas ajuda as organizações a cumprir as obrigações decorrentes do regulamento.

Um dos mais importantes é que todos os proprietários de websites devem coletar consentimentos informados, ativos, não ambíguos e granulares antes de começarem a rastrear dados pessoais.

Nesta situação, você tem duas opções para escolher:

  1. Aplicar um mecanismo para adquirir, armazenar e gerenciar registros de consentimentos e todas as possíveis solicitações de dados resultantes do fato de você processar dados pessoais ou
  2. Livre-se de quaisquer vestígios de dados pessoais e liberte-se das exigências descritas acima

Aqui você pode encontrar mais algumas informações sobre o gerenciamento de consentimentos de usuários na GDPR (lei europeia similar à LGPD):

Um Guia Prático para Obter Consentimento na Era da GDPR

Abaixo, descrevemos como essas responsabilidades são abordadas pelo Matomo e pelo Piwik PRO.

Obter consentimentos e solicitações processamento de dados

Digamos que você decida coletar dados pessoais.

No caso do Matomo, se você quiser coletar consentimentos, terá que implementar o código do mecanismo de aviso de privacidade em seu website, seguindo as instruções fornecidas pelo Matomo. Na prática, você precisará ter habilidades de desenvolvedor para gerenciar a tarefa.

Além disso, Matomo:

  • não armazena registros de consentimentos coletados
  • não é compatível com a coleta de consentimentos em nome de terceiros (por exemplo, ferramentas de marketing ou de gerenciamento de clientes que você use)
  • não permite ver e gerenciar solicitações de processamento dados de um só lugar

O que significa que você terá que lidar com esses problemas por conta própria ou encontrar um fornecedor externo que desenvolva softwares dedicados.

Por outro lado, no Piwik PRO, você pode aproveitar o LGPD Consent Manager, uma ferramenta dedicada para criar formulários de consentimento, bem como coletar, gerenciar e armazenar os registros de decisões de consentimento e solicitações de processamento de dados.

Graças ao editor intuitivo, você poderá configurar tudo sem tocar em um pedaço de código. Além disso, a ferramenta permitirá que você veja as estatísticas mais importantes sobre os consentimentos do usuário e solicitações de processamento de dados:

A sample report showing decisions about consent over time

Quer saber mais sobre o produto? Visite esta página> para conhecer os detalhes do nosso LGPD Consent Manager.

Anonimização de dados

Como dissemos antes, a outra opção é apagar qualquer rastro de dados pessoais de seus bancos de dados. Sem dados pessoais, você não precisará solicitar o consentimento do usuário para coletar dados. No entanto, você deve estar ciente de que é mais fácil falar do que fazer, porque a LGPD define um nível muito alto quando se trata de anonimização.

WNós lidamos com isso neste artigo do blog, não deixe de conferir:
The Ultimate Guide to Data Anonymization in Analytics

No caso do Matomo, o processo de anonimização de dados é baseado em vários métodos, incluindo a impressão digital do dispositivo:

Como podemos ler no site do Matomo:

Ainda não está claro para nós se todos os cookies são considerados iguais na LGPD. Nesta fase, ainda é cedo para tomar uma decisão definitiva.

Você sabia? O Matomo permite desativar opcionalmente a criação de cookies adicionando uma linha extra de código ao seu código de rastreamento, veja abaixo.

[…]

Se o Matomo não puder definir cookies, ele usará uma técnica chamada Fingerprint. Ela é baseada em vários metadados, como o sistema operacional, o navegador, os plugins do navegador, o endereço IP, o idioma do navegador; só para citar alguns para identificar um visitante único. Como esse recurso é menos preciso do que aquele que usa cookies, o número de visitantes e visitas será afetado.

No entanto, o Artigo 4 da GPPR define dados pessoais como qualquer informação relacionada a uma pessoa física identificada ou identificável (“titular de dados”). A definição abrange não só todos os tipos de identificadores em linha (por exemplo, endereço IP, ID ou identificador de cookies das redes), mas também as combinações de características dos browsers em que a impressão digital se baseia (veja a Consideração 30).

E, como as informações coletadas por meio da impressão digital permitem identificar usuários entre sessões, ela é considerada um identificador pessoal. Assim, essa técnica não atende aos padrões de anonimização de dados.

Na prática, isso significa que você ainda precisa obter o consentimento do usuário para processar os dados coletados por meio de impressões digitais. Caso contrário, você não cumprirá as obrigações impostas pela LGPD.

No Piwik PRO, por outro lado, o recurso de anonimização de dados fornece dados totalmente anonimizados e permite que você escape da obrigação de coletar registros de consentimentos da LGPD.

Caso alguém desconsidere sua solicitação de consentimento ou simplesmente retire o consentimento, o parâmetro UIA (“usuário anônimo”) é ativado.

Vamos ver como isso funciona. Quando a coleta de dados anônimos é ativada para um visitante, o ‘UIA’ é adicionado ao rastreador e as configurações do Piwik PRO para os visitantes são as seguintes:

  • A geolocalização está total ou parcialmente desativada. Dependendo das configurações da unidade, o Piwik PRO deseja registrar apenas as informações do país ou nenhuma informação e um servidor web associado verificará o mesmo endereço IP mascarado.
  • Nenhum dado “fingerprinting” é usado para identificar usuários recorrentes. As características do dispositivo ou do navegador do visitante (sistema operacional, informações do navegador, configurações de idioma, etc.) não são comparadas a uma tentativa de identificar usuários.
  • Um identificador de cookie (“ID do visitante”) é armazenado no navegador do visitante. A duração deste cookie é definida para 30 minutos, após o que é automaticamente eliminado pelo navegador. Portanto, o identificador online descreve uma visita e não um visitante.

Este tipo de anonimização de dados permite coletar algumas informações sobre o comportamento do usuário (por exemplo, exibições de página, conversões e tempo gasto no site) sem solicitar o consentimento.

Além do mais, se durante a sessão o usuário finalmente quiser consentir, você poderá fazer reunir dados anônimos e pessoais em um único registro (isso não seria possível com o Matomo).

Segurança de dados

Por último, mas não menos importante, a segurança dos dados.

No Piwik PRO, levamos este assunto a sério. É por isso que garantimos que nosso compromisso com a segurança de dados seja demonstrado por nossas parcerias e auditorias externas de nossa empresa e de nosso produto.

Abaixo descrevemos o mais importante deles:

Infraestrutura segura

O Piwik PRO pode ser implementado em sua própria infraestrutura, em uma nuvem privada, em um data center de terceiros ou em nossos servidores seguros. Como um provedor consciente de segurança, somos parceiros exclusivos de data centers selecionados do Microsoft Azure, localizados na Holanda, nos EUA e na Alemanha. Graças a isso, podemos fornecer aos nossos clientes uma infraestrutura que é:

  • Certificada pela ISO 27001
  • Em conformidade com a LGPD
  • Totalmente redundante
  • Garante 99% ANS (SLA)

Certificação ISO-27001

Outra expressão da nossa abordagem à segurança de dados é a certificação ISO-27001 que obtivemos no ano passado.

A certificação confirma que, como uma empresa dedicada à proteção de dados, o Piwik PRO opera de acordo com as políticas de segurança de dados mais rígidas. O escopo da proteção cobre todas as informações processadas no Piwik PRO, em todas as formas e em todos os locais onde operamos.

Aqui você pode ler mais sobre a certificação:
We’re Officially ISO 27001-certified!

Auditoria de segurança LogicalTrust

Sobre a segurança do produto, o Piwik PRO Analytics Suite foi aprovado com sucesso em auditoria da LogicalTrust, uma auditoria experiente e imparcial especializada em segurança de TI. A auditoria visava descobrir possíveis vulnerabilidades e deficiências de segurança de nossa plataforma, com o foco em uma tentativa de terceiros de quebrar a segurança do sistema.

Graças às certificações e parcerias mencionadas acima, as instituições ‘sensíveis a dados’, como bancos ou organizações de assistência médica, não precisam mais realizar suas próprias avaliações de conformidade ao comprar nossos produtos.

No caso da Matomo, as empresas desses setores ainda terão que realizar suas próprias auditorias para avaliar se o nível de segurança de dados fornecidos pela plataforma e pela empresa é suficiente no caso deles.

Piwik PRO vs Matomo (Piwik): Qual você deveria escolher?

Como você pode ver, as diferenças entre os produtos oferecidos pelo Piwik PRO e Matomo são significativas. Em resumo, as mais importantes são:

  • O número de ferramentas e a variedade de casos de uso suportados por cada fornecedor
  • A escalabilidade das plataformas e a velocidade na qual os relatórios são gerados
  • A variedade de visualizações disponíveis e maneiras de manipular e comparar dados
  • A disponibilidade de ANSs (SLAs), integração e manutenção
  • A abordagem à segurança e privacidade de dados, incluindo requisitos da LGPD

Em suma, acreditamos que o Matomo será uma ótima opção para pequenas empresas, startups e blogueiros que também tenham um alto nível de conhecimento analítico e de codificação. O Piwik PRO, por outro lado, devido às suas funcionalidades complexas, eficiência e nível de serviço ao cliente (mas também preço, estamos conscientes de que é um fator importante a considerar) é uma plataforma mais adequada para as empresas que operam em maior escala e querem encontrar um parceiro que seja capaz de atender às suas demandas.

Esperamos que, com este post, tenhamos resolvido a maior parte de suas dúvidas sobre as diferenças entre Piwik PRO e Matomo (Piwik). No entanto, se você ainda achar que precisa de mais respostas, sinta-se à vontade para nos contatar a qualquer momento. A nossa equipa terá todo o prazer em sanar suas dúvidas!

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Karolina Lubowicka, Content Marketer

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