Piwik PRO vs. Google Analytics: A Comparação mais Abrangente

Publicados: May 31, 2019 Autor , Categoria Analytics

De acordo com as últimas estatísticas fornecidas pelo W3Techs.com, o Google Analytics é usado por 86% de todos os sites com ferramentas de análise de tráfego detectáveis. Isso representa 57,4% de todos os sites. Impressionante, não?

No entanto, uma série de empresas não quer ou simplesmente não consegue se conformar com o chamado padrão de mercado.

Existem inúmeras razões pelas quais você pode considerar uma alternativa ao Google Analytics. Por exemplo:

  • Você não se sente confortável ao compartilhar seus dados com outros. Você não deseja divulgar informações sobre seus clientes para outras empresas ou não tem permissão legal para fazê-lo.
  • Você deseja ter mais de uma ferramenta de análise à sua disposição para procurar discrepâncias entre os relatórios no Google Analytics e em outras plataformas.
  • Você está procurando recursos que o GA não tem, afinal, toda organização tem suas necessidades exclusivas.
  • Você quer aproveitar um conjunto avançado de ferramentas de marketing com um suporte de nível premium para todas elas.

Questões de Consentimento de Privacidade

Outro motivo pode estar relacionado à privacidade dos dados. As novas leis de privacidade de dados (a GDPR da União Europeia, a LGPD do Brasil, or CCPA da Califórnia) o obrigam a fazer negócios apenas com parceiros que as respeitam. Caso contrário, você se expõe a severas multas – temos certeza de que você já ouviu falar muito sobre isso.

Infelizmente, o Google Analytics não se encaixa necessariamente neste quesito.

Por que não? Vejamos o exemplo da GDPR, um novo padrão na privacidade de dados. Parece que a estratégia adotada pelo Google Analytics em relação à GDPR é livrar-se de todas as informações que podem ser classificadas como dados pessoais e obrigar você a anonimizar todas as informações coletadas usando sua ferramenta.

Você pode estar bem com isso, talvez você não esteja interessado em processar qualquer tipo de dados pessoais de qualquer maneira.

Mas o que você precisa saber é que há um problema. Embora todos os seus dados sejam anonimizados, não é possível ignorar o fato de que o GA armazena um identificador de visitante online em um cookie, que, de acordo com a GDPR, é considerado um dado pessoal.

Isso significa que você ainda precisa coletar consentimentos válidos de seus visitantes para processar seus dados. E você terá que fazer isso sozinho, já que o Google não fornece uma ferramenta para ajudá-lo na tarefa.

Por isso, se você estiver realmente interessado em anonimizar seus dados de maneira eficiente e propícia à privacidade, poderá considerar uma alternativa que priorize a privacidade e a segurança dos dados, como o Piwik PRO.

E se eu não quiser anonimizar meus dados?

Além disso, você deve se lembrar de que remover todos e quaisquer vestígios de dados pessoais não é a única opção que você tem. Além disso, ao fazer isso, você está se privando de informações valiosas que pode obter com informações mais detalhadas sobre seus clientes.

Às vezes, vale a pena ir além para fornecer aos usuários níveis aprimorados de segurança e transparência, para que eles não tenham medo de compartilhar seus dados pessoais com você.

Por esse motivo, você pode considerar mudar para uma ferramenta que permitirá coletar dados pessoais de seus clientes, mas processá-los e armazená-los de maneira a proteger sua empresa contra ameaças à privacidade.

O Piwik PRO garante a você total propriedade e controle de dados. Além disso, permite que você armazene os dados de seus clientes em servidores localizados na União Europeia ou em sua própria infraestrutura. Você não tem essa opção quando se trata do Google Analytics. Quando você usa o GA, seus dados são armazenados em uma nuvem pública selecionada aleatoriamente localizada nos EUA, na UE ou na Ásia.

Além disso, com o Piwik PRO, você obtém uma ferramenta que ajuda a cumprir as obrigações da GDPR e da LGPD. O Piwik PRO LGPD Consent Manager permite que você colete os consentimentos dos visitantes e processe os dados de acordo com suas escolhas.

Veja como o Piwik PRO e o Google Analytics se comportam em relação à GDPR, à LGPD e à conformidade com a privacidade:

Propriedade e Privacidade de Dados Piwik PRO Google Analytics
100% propriedade de dados Seus dados são compartilhados com clientes do Double Click, Google Ads e outros produtos do Google
Conformidade com a GDPR e LGPD Total conformidade Conformidade parcial (nenhum modo de anonimização de dados, coleta de PIIs, nenhuma integração com alguma solução de coleta de consentimento)
Backup e redundância de dados
Data Centers Baseado na preferência do cliente, os dados são processados e armazenados na Alemanha, na Holanda ou nos EUA. Os dados podem ser armazenados aleatoriamente em centros de dados nos EUA, na UE ou na Ásia
Recomendado para indústrias sensíveis a dados: bancos, governos, telecomunicações e saúde

Piwik PRO vs. Google Analytics – comparação dos recursos

Sabemos que a conformidade com privacidade não é a única coisa que você procura em um analytics. Do ponto de vista do praticante, será igualmente importante saber o que a ferramenta oferece para tarefas diárias. Vamos dar uma olhada no que você pode esperar dos dois fornecedores:

Número de recursos e ferramentas

A primeira coisa importante a considerar é o número de ferramentas oferecidas por cada plataforma:

Recursos Piwik PRO Google Analytics
Relatórios personalizados ad-hoc
Segmentação
Tag Manager (nuvem e local)
Análise Segura da Área de Membro
Customer Data Platform
Anonimização de dados favoráveis à GDPR/LGPD
App Analytics (nuvem e local)
Relatório de visão única do cliente Parcialmente presente
GDPR/LGPD Consent Manager
Gerenciador de Processamento de Dados da GDPR/LGPR
Retargeting & personalização no local

Como você pode ver, o Google oferece essencialmente um sistema de análise e gerenciamento de tags. O Piwik PRO vai além e oferece também uma CDP, On-Site Retargeting and LGPD Consent & Data Subject Request Manager. Essas são ferramentas que permitem não apenas coletar dados detalhados, mas também criar valiosos perfis de usuário (também conhecidos como visualizações de cliente único) e aproveitá-los em suas campanhas no site.

Quando se trata de recursos, as ferramentas têm muito em comum. Ambos oferecem recursos de relatórios e segmentação personalizados. As principais diferenças, no entanto, derivam dos padrões de segurança discutidos anteriormente. Os scripts de terceiros usados pelo GA tornam-no impróprio para analisar o tráfego em áreas seguras de membros e aplicativos internos. Esses são os lugares onde o Piwik PRO faz o trabalho graças a um alto nível de segurança de dados.

Flexibilidade de coleta de dados

A próxima coisa é a maneira que você pode coletar e armazenar seus dados. Com mais opções, você terá mais liberdade ao usar sua plataforma de análise.

Com o Piwik PRO, entre outras coisas, você terá acesso a análises de log de acesso personalizáveis e suporte para SDK para dispositivos móveis. Você também pode contar com retenção de dados ilimitada e manter os dados em sua própria infraestrutura. O Google Analytics não oferece nenhuma dessas opções.

Flexibilidade de Coleta de Dados Piwik PRO Google Analytics
Tags JavaScript padrão e SDKs para celular Apenas JavaScript, sem suporte para SDK
Análise de log de acesso personalizável
Construtor de tags, configuração remota e controles de SDK
Atualidade dos dados 15 minutos – 24 horas 15 minutos – 1 hora
Retenção de Dados Ilimitado (sem custo adicional) O GA pode excluir dados agregados após 24 meses
As variáveis são coletadas uma vez e podem ser usadas em qualquer número de dimensões e relatórios
Número ilimitado de variáveis de coleta
No local (auto-hospedado))
Nuvem

Processamento, Conectividade e Abertura de Dados

Outros aspectos importantes são o processamento de dados e opções de abertura.

Piwik PRO Google Analytics
Dados sem amostragem Amostragem de dados
ativa após 500K
sessões por mês
Acesso a dados brutos através da porta SQL
API de relatórios para extrair dados agregados
API de transmissão de detalhes em nível de visitante e sessão
API de transmissão de informações centradas no usuário
Conectores para software comum de BI e visualização de dados

Quando se trata de conectividade de dados, existem algumas diferenças entre o Piwik PRO e o Google Analytics. A maior é a capacidade de acessar dados brutos por meio de uma porta SQL. Aqui o Piwik PRO tem a vantagem.

Ainda assim, é importante notar que ambos os produtos têm alguns recursos relacionados a APIs. Você pode aproveitar uma API de relatórios para extrair dados de relatórios agregados ou aplicar a API para enriquecer seus relatórios. Mas o Piwik PRO permite, novamente, que você faça mais, já que você pode fazer APIs de transmissão de informações no nível do visitante. Ambos os fornecedores também oferecem a opção de integração com populares softwares de BI e visualização de dados para aprimorar e agilizar sua geração de relatórios.

Outra coisa é a amostragem de dados. Em ferramentas como o Google Analytics, seus dados são agregados e entregues a você como um conjunto de dados aleatórios, o que significa que você não pode ter certeza se seus relatórios exibem tráfego geral e tendências significativas ou se o conjunto de dados selecionado está fora do alvo.

Com o Google Analytics, a amostragem ocorre automaticamente quando os limites mensais de 500 mil (Google Analytics Standard, versão gratuita) ou 100 milhões (Analytics 360) são atingidos.

Com o Piwik PRO, por outro lado, você obtém dados sem amostra toda vez, o tempo todo.

Suporte

Vamos discutir o suporte ao cliente. Quanto melhor, mais rápido você soluciona problemas com a ferramenta e obtém respostas para perguntas urgentes. Afinal, nem todo mundo precisa ser um especialista excepcional em analytics desde o primeiro dia. Mas a ajuda de uma equipe de suporte experiente certamente o aproximará desse objetivo.

No caso do Google Analytics, você poderá aproveitar a vasta documentação online e a ajuda da comunidade. No entanto, além disso, você terá que confiar em sua própria experiência. Implementar a ferramenta, aprender todas as suas características e lidar com todos os possíveis problemas também é um fardo que você terá.

Por sua vez, como cliente do Piwik PRO, você pode aproveitar alguns serviços muito úteis:

Programa de treinamento para usuários e sucesso do cliente premium – fornece a você um Gerente de Sucesso do Cliente dedicado que o ajudará a definir suas necessidades e traduzi-las em conselhos úteis para usar a plataforma.

Documentação detalhada – fornece diretrizes detalhadas de infraestrutura para garantir o desempenho ideal do produto para instalações locais.

Suporte corporativo e integração – ajuda a configurar sua unidade de web analytics, incluindo um ANS (Acordo de Nível de Serviço/SLA), garantindo que todas as suas necessidades sejam atendidas enquanto você usa o produto. Esses serviços podem ser fornecidos no local em cooperação com sua equipe interna.

Coordenador de projeto técnico dedicado – oferece um primeiro ponto de contato em caso de emergências ou problemas de desempenho do web analytics.

Monitoramento e gerenciamento de incidentes 24 horas por dia, sete dias por semana – monitoramento do desempenho da plataforma e dos processos de coleta de dados em tempo integral, além do gerenciamento de backup.

Então, se você quiser um suporte sólido, preste muita atenção ao que os fornecedores estão oferecendo a você.

Flexibilidade

Por fim, vamos dar uma olhada na flexibilidade das ferramentas:

Piwik PRO Google Analytics
Número de contas de usuários sem limites 100
Número de propriedades / visualizações sem limites 50/25

Isso mostra que o Piwik PRO é muito mais adaptável quando se trata das necessidades de organizações de nível empresarial. Ele permite que eles criem várias contas de usuários e aproveitem um número considerável de propriedades e visualizações. Enquanto isso, o Google Analytics oferece recursos muito mais limitados neste quesito.

Piwik PRO vs. Google Analytics Comparison

Os recursos que discutimos são apenas a ponta do iceberg. Em nossa comparação do Piwik PRO e do Google Analytics, você encontrará mais de 100 aspectos técnicos de ambas as ferramentas. Nos concentramos em questões como:

  • Flexibilidade de coleta de dados
  • Recursos de relatórios
  • Processamento de dados e conectividade
  • Propriedade e privacidade de dados
  • Flexibilidade, limites e personalização
  • Possibilidades de relatórios
  • Suporte
  • Integrações
  • E muito, muito mais

A comparação está disponível para você abaixo. Apenas alguns cliques rápidos e é toda sua:

Piwik_Pro_vs_Google_Analytics

Piwik PRO vs. Google Analytics

A Comparação mais Abrangente

Ou talvez você gostaria de aprender mais sobre as diferenças entre as ferramentas durante uma conversa? Nesse caso, nossa equipe terá prazer em agendar uma ligação para responder a todas as suas perguntas.

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Autor:

Karolina Lubowicka, Content Marketer

Content Marketer and Social Media Specialist at Piwik PRO. An experienced copywriter who takes complex topics of data privacy & GDPR and makes them understandable for all. LinkedIn Profile

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Autor:

Marek Juszczyński,

Marek Juszczynski is the Head of Marketing at Piwik PRO. His areas of expertise include Conversion Optimization and B2B marketing. Apart from his every day duties he publishes web analytics and conversion optimization related articles on Piwik PRO blog.

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