Back to blog

Compare 7 plataformas gratuitas de web analytics (com product analytics incluso)

Analytics

Written by ,

Published outubro 7, 2021

Compare 7 plataformas gratuitas de web analytics (com product analytics incluso)

Baixe a tabela comparativa completa de 65 pontos aqui (link direto, nenhum formulário para preencher). Abordaremos os destaques neste artigo, mas a tabela completa fornece uma clara visão geral dos produtos que estamos comparando.

Por que usar uma plataforma gratuita de web analytics?

As plataformas de web analytics gratuitas são limitadas. Para baixar o preço a zero, deve haver sacrifícios em algum lugar: recursos, amostragem de dados, desempenho, privacidade de dados, etc.

Isso não significa que toda plataforma de web analytics gratuita não seja boa o suficiente para seu projeto. Significa apenas que você precisa considerar cuidadosamente os trade-offs  envolvidos ao escolher um produto grátis. Também vale a pena considerar os objetivos de curto e longo prazo de cada projeto. Algumas plataformas oferecem uma transição simples do plano gratuito e limitado para os planos pagos e abrangentes. Outros apenas removem limitações selecionadas à medida que o preço sobe.

Quais trade-offs e limitações são mais importantes dependem do seu caso específico. É por isso que fazemos este estudo comparativo. Queremos que você faça uma escolha bem informada. Mesmo que o produto em si seja gratuito, seu tempo não é. Portanto,  passe algum tempo implementando a plataforma que atenderá às suas necessidades.

Aqui estão algumas informações básicas sobre as sete plataformas que iremos comparar:

Desempenho e recursos Funcionalidades vs. versão paga Conformidade com privacidade e segurança Limite de ações
Piwik PRO Core bom 500k
Google Universal Analytics (GA3) bom 10M
Google Analytics 4 (GA4) bom nenhum
Matomo On-premises muito limitado depende do servidor
Countly Community muito limitado depende do servidor
Mixpanel bom 100k
Woopra ok 500k

Uma coisa a ser observada imediatamente: quatro dos produtos oferecem muitos dos recursos analíticos de suas versões pagas. Isso significa que alguns projetos podem contar apenas com essas versões gratuitas. Mesmo para aqueles que não podem, começar com uma plataforma gratuita pode ser uma boa prova de conceito para uma versão futura maior e mais exigente de seu projeto de analytics.

Uma nota introdutória final: deixamos de fora algumas plataformas gratuitas que oferecem apenas recursos básicos, como o plug-in analítico da Cloudflare ou o Open Web Analytics. Essas ferramentas são úteis em muitas situações, mas não são da mesma classe que os produtos acima. Concentramos essa comparação em plataformas de analytics extensíveis e com recursos completos.

Agora vamos nos aprofundar em mais detalhes.

O que plataformas gratuitas de web analytics tem a oferecer

Vamos começar com alguns importantes recursos:

Acesso a dados brutos Consent manager integrado Tag manager integrado
Piwik PRO Core
Google Universal Analytics (GA3)
Google Analytics 4 (GA4)
Matomo On-premises
Countly Community plugin
Mixpanel
Woopra

Tag manager, consent manager e acesso a dados brutos podem ajudar a criar uma ferramenta de analytics robusta desde o início. Mesmo que você acabe atingindo os limites de ações para um projeto de analytics em crescimento, não será necessário começar do zero quando esse projeto demandar propriedades que vão além da plataforma gratuita.

Outra coisa importante a se observar é a qualidade dos dados:

Atualização de dados Retenção de dados Amostragem de dados
Piwik PRO Core 30 min 14 meses nenhuma
Google Universal Analytics (GA3) 24 – 48 horas 26 meses como padrão, personalizável amostragem automática para mais de 500 mil sessões por mês
Google Analytics 4 (GA4) 24 – 48 horas 2 ou 14 meses apenas para relatórios avançados
Matomo On-premises 15 min personalizável nenhuma
Countly Community 1 hour personalizável nenhuma
Mixpanel real-time 60 meses nenhuma
Woopra N/A 90 dias nenhuma

Observe que, embora o Google Analytics tenha limites de ações mais altos, eles vêm com amostragem de dados. Embora isso possa ser aceitável em algumas situações, diminuirá a precisão dos seus dados.

Por último, vamos dar uma olhada rápida nos recursos de relatórios. Mesmo se você tiver acesso a dados brutos, um bom conjunto de relatórios personalizáveis na própria plataforma economizará muito tempo.

Funis de conversão Relatório de fluxo do usuário Relatórios em nível de usuário Atribuição multicanal
Piwik PRO Core
Google Universal Analytics (GA3)
Google Analytics 4 (GA4)
Matomo On-premises plugin pago plugin pago plugin pago
Countly Community
Mixpanel
Woopra

Privacidade de dados – o discreto recurso que você não pode ignorar

A privacidade de dados é frequentemente ignorada por aqueles que buscam coletar dados analíticos. Achamos que isso é um erro. Em primeiro lugar, existe a questão do cumprimento dos regulamentos, que tem cada vez mais importância.

Saiba mais sobre o aumento das regulamentações de dados em nosso artigo: 10 new privacy laws around the world and how they’ll affect your analytics.

Em segundo lugar, e provavelmente ainda mais importante: melhor privacidade de dados geralmente significa melhores dados. Vejamos dois exemplos disso.

Primeiro exemplo: a maioria das áreas pós-login contém dados pessoais ou confidenciais. Se sua plataforma de analytics não consegue lidar com esses dados de maneira adequada, você não pode rastrear nada nas áreas de pós-login. Isso pode ser uma grande perda para muitos projetos.

Aqui estão alguns recursos relacionados à privacidade de dados:

100% controle de daods Apropriado para lidar com dados sensíveis Recursos de privacidade (opt-out & opt-in) Hospedagem em nuvem na UE
Piwik PRO Core
Google Universal Analytics (GA3)
Google Analytics 4 (GA4)
Matomo On-premises
Countly Community plugin
Mixpanel
Woopra

Segundo exemplo: as plataformas com melhor processamento de dados anônimos permitirão que você colete dados com mais frequência, mesmo em algumas jurisdições com regulamentos rígidos de privacidade de dados.

Veja como cada plataforma lida com a coleta de dados anônimos:

Rastreamento de identidade zero (forma mais rígida de rastreamento anônimo) Dados anônimos sem consentimento (zero-cookie load) Possibilidade de vincular dados pessoais e anônimos
Piwik PRO Core
Google Universal Analytics (GA3)
Google Analytics 4 (GA4)
Matomo On-premises
Countly Community
Mixpanel
Woopra

Por que plataformas de web analytics são grátis

O fato de cada plataforma de analytics ser gratuita tem um grande impacto sobre o que você pode fazer com ela.

O melhor exemplo disso é o Google Analytics. O modelo de negócios do Google é baseado na venda de anúncios em vários produtos. Isso requer uma tonelada de dados. Portanto, a próxima parte não deve ser uma surpresa: o Google muitas vezes se reserva o direito de usar os dados coletados no Google Analytics.

Para os usuários do Google Analytics, isso tem duas grandes consequências:

  • Problemas de privacidade de dados tornam difícil, e muitas vezes impossível, coletar dados pessoais e confidenciais
  • Seus dados estão efetivamente disponíveis para outras pessoas, então você perde a vantagem competitiva de trabalhar com um conjunto de dados exclusivo

Aprenda mais sobre Google Analytics e privacidade de dados em nosso artigo: Is Google Analytics GDPR-compliant? 10 things to consider

Os outros fornecedores de nossa lista têm um modelo de negócios diferente. Seus produtos gratuitos são todos projetados para promover uma versão paga do produto.

A parte boa desse modelo é que ele é transparente. Você não precisa se perguntar como a empresa está ganhando dinheiro. Ele também permite que um conjunto adicional de recursos seja oferecido – rastreamento de dados anônimos, consentimento mais simples para visitantes, rastreamento em áreas pós-login e muito mais.

Entre os fornecedores com este modelo de negócio, existem dois grupos gerais. Por um lado, Countly e Matomo oferecem um produto básico e vendem muitos pequenos plugins e atualizações. Por outro lado, Mixpanel, Woopra e Piwik PRO oferecem um produto mais avançado com planos em diferentes níveis que agrupam recursos e capacidades maiores.

Os limites de plataformas de web analytics gratuitas

Enquanto alguns projetos de analytics começarão pequenos e permanecerão assim, outros crescerão mais rápido do que você espera. Você começa a analisar o primeiro conjunto de dados e percebe como seria útil obter esse outro ponto de dados – oh, e aquele também. Tente prever esse crescimento. Com produtos gratuitos, você provavelmente irá se deparar com as limitações em algum ponto.

Se você puder fazer um produto gratuito funcionar a longo prazo, melhor para você. Mas ainda é bom planejar a possibilidade de seu pequeno projeto evoluir e crescer além dos limites da versão gratuita. Se você acha que precisa se planejar para isso, dê uma olhada em algumas de nossas outras comparações.

Baixe a tabela comparativa completa de 65 pontos aqui (link direto, nenhum formulário para preencher). Abordaremos os destaques neste artigo, mas a tabela completa fornece uma clara visão geral dos produtos que estamos comparando.

Author

Szymon Grzesiak

See more posts of this author

Author

David Street

See more posts of this author

Core – a new plan for Piwik PRO Analytics Suite

Privacy-compliant analytics, built-in consent management and EU hosting. For free.

Sign up for free

New Call-to-action

Categories